terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Regiões do Brasil

A Região Norte

  • Natureza
Na região Norte, o clima, a vegetação, a hidrografia e o relevo tem forte ligação entre si.

Essa região é composta pela maior parte do território brasileiro, tendo quase quatro milhões de km² e correspondendo a mais de 40% do território Tupiniquim.
A população presente nesse território é baixa, fazendo com que essa região seja a menos populosa e povoada entre as cinco do país, com 16 milhões de habitantes e uma densidade de apenas 3,77 hab./km² (2012) que se concentram na grandes cidades com Manaus e Belém.

A região Norte é composta por sete estados, são eles: Acre (AC), Amapá (AP), Amazonas (AM), Pará (PA), Rondônia (RO), Roraima (RR) e Tocantins (TO).



CLIMA

Parte da região é cortada pela Linha do Equador, as temperaturas costumam ser elevadas nessas áreas. Também, a região norte caracteriza-se por ser muito úmida. Porém, acontecem fenômenos em algumas épocas do ano que fazem as temperaturas de algumas cidades descerem.


RELEVO

O relevo que domina a Região Norte é a planície, chamada de Planície Amazônica, que localiza-se entre dois planaltos. Às margens do Rio Amazonas (o maior e mais profundo do mundo) existem os Igapós, áreas que permanecem inundadas a maior parte do ano, as Várzeas, que se inundam em certos períodos de cheia, e a terra firme, que não inunda. Ao sul da região, temos o Planalto Central, extensão do planalto da região Centro-Oeste. E por último temos o Planalto das Guianas, onde se encontram algumas serras, localizando-se o Pico da Neblina, o ponto mais alto do país.


VEGETAÇÃO

É na Região Norte que podemos encontrar a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. Essa floresta é uma casa para grande biodiversidade, e está cada vez mais ameaçada pelas atitudes humanas e o mal preservamento da mata. Nessa região também é possível encontrar mangues e cerrado. Localizados na ilha do marajó e esparsamente em alguns pontos da Amazônia, os Campos da Hileia também caracterizam a vegetação, sendo considerada extremamente rasteira e vazia.


HIDROGRAFIA

Sua hidrografia gira em torno do Amazonas, o maior rio do mundo, junto com seus afluentes. Também destaca-se o Rio Tocantins, no qual se localiza a maior ilha fluvial do planeta, a ilha do Bananal.



  • População

Parte da região Norte era conhecida pelos exploradores europeus desde a época do descobrimento da América porém , até o final do século XIX, sua população permaneceu construída basicamente por povos indígenas .


DÉCADA DE 1960: A OCUPAÇÃO DA REGIÃO NORTE PROMOVIDA PELOS GRANDES PROJETOS

A ocupação mais intensa da região Norte teve início ,principalmente a partir da década de 1960 , quando houve na região a expansão tanto
de atividades agropecuárias e extrativistas quanto de atividades industriais .
Nessa ocasião , a região passou a constituir a maior área de fronteiras econômica do país .
Os incentivos para o povoamento da região Norte acarretaram expressivo aumento da população.Para se ter uma ideia , em 1950 a população era de aproximadamente 1845 mil habitantes ;já em 1980,era cerca de 5880 mil pessoas .
Depois de muitos anos de incentivo á ocupação e ao povoamento, a destruição da floresta foi alarmante .No final da década de 1980,a área destruída da floresta alcançava aproximadamente 230 mil km.


A POPULAÇÃO ATUAL DA REGIÃO NORTE

Desde o final do século XIX , a população da região Norte vem apresentando um considerável ritmo de crescimento .
Um dos principais fatores que explicam esse crescimento populacional é o fato de essa região constituir maior área de fronteira econômica do país .
Há cerca de quarenta anos, a população urbana da região Norte era de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas. Atualmente ,essa população totaliza 11,6 milhões de habitantes. 

  • Economia
A economia do norte destaca-se principalmente no extrativismo vegetal e o mineral.
O extrativismo é toda atividade de coleta de produtos naturais de origem mineral (petróleo, prata), animal (pesca, aquicultura, carne, pele) ou vegetal (madeira, folhas e frutos).





A
extração mineral: 

É uma atividade bem recente. E a cada dia tem uma importância maior.
A atividade depende diretamente de minerais, como o ouro ( Serra Pelada ), diamantes, ferro, alumínio ( serra dos Carajás, no Pará ), níquel e manganês ( mais pra o noroeste do Pará ).
E contando também com a extração de minerais fósseis no campo de Urucu ( Amazonas ).


O extrativismo animal:

Ele também é encontrado nessa região!
Sendo óbvio a presença dessa extensa fauna, podendo pescar-se diversos peixes. Normalmente vem para complementar a alimentação do habitante local.
O extrativismo vegetal:
Já foi a mais importante atividade econômica da região. Mas, no decorrer dos anos perdeu importância.

Extrativismo vegetal:

Alguns exemplos da extração vegetal
• Extração de madeira.



• Cupuaçu.


• Açaí.


• Látex (fabricação da borracha).


• Castanha do Pará


Obs.: O extrativismo vegetal é mais intenso na região Norte do País. O Pará é o estado brasileiro com a maior produção de madeira em toras, segundo o IBGE.

FONTES E REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário